Pular para o conteúdo principal

DEUS TEM UM CORPO?

Texto: Esdras Kutomi

Nas revelações modernas aprendemos que “o Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós” (D&C 130:22). Acreditamos que esse seja um corpo perfeito, tal qual o próprio Pai é perfeito. O Senhor ensinou no sermão da montanha: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:48). Poderemos ter um corpo perfeito por meio da ressurreição, um tema a ser abordado mais adiante.

Conforme aprendemos sobre a Trindade, O Pai, o Filho e O Espírito Santo são seres distintos. Um profeta moderno ensinou: “Afirmo-lhes que Eles não são a mesma pessoa, mas são duas pessoas, dois corpos, separados e distintos, da mesma forma que qualquer pai e filho”. [1]

Aprendemos também por meio de outro profeta moderno sobre a Trindade: “Três personagens glorificados, exaltados e perfeitos formam a Trindade, ou suprema presidência do universo… Eles são: Deus, o Pai; Deus, o Filho; e Deus, o Espírito Santo… Embora cada Deus na Trindade seja um personagem, separado e distinto um do outro, não obstante Eles são ‘um Deus’… significando que são unidos como uma só pessoa nos atributos de perfeição. Por exemplo, cada um deles tem a plenitude da verdade, conhecimento, caridade, poder, justiça, julgamento, misericórdia e fé. De igual maneira, todos Eles pensam, agem, falam e são iguais em todas as coisas; entretanto, são três seres separados e distintos. Cada um ocupa espaço e só pode estar em um só lugar ao mesmo tempo, mas têm poder e influência que se acha presente em toda parte.” [2] (itálicos acrescidos pelo autor)

Quando Jesus ministrava no mundo, sua aparência era semelhante ao do Pai Celestial. João 14:7,9 diz: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai (…). Quem me vê a mim vê o Pai”. Como o Elder Marion G. Romney ensinou: “Em seu ministério mortal Jesus, sendo, como disse Paulo, ‘a expressa imagem da sua (de Deus) pessoa’ (Hebreus 1:3) era a verdadeira e completa revelação da pessoa e natureza de Deus. Ele confirmou esse fato a Filipe, quando declarou: '… quem me vê a mim vê o Pai… ' (João 14:9)”. [3]

Nós, como filhos de Deus, também temos semelhanças físicas ao corpo de nosso Pai. Moisés 2:27 diz: “E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os.” Não temos, no entanto, um corpo perfeito como o de nosso Pai no presente momento.

Spencer W. Kimball, um profeta moderno, ensinou:  “Deus criou o homem à Sua própria imagem, e certamente fez a mulher à semelhança de Sua esposa e coadjutora.” [4]

Esse conhecimento é importante para conhecermos uma parte importante do plano de Deus para nós: recebermos um corpo físico.


OBSERVAÇÃO DE PONTOS TOCADOS NO TEXTO ACIMA:
- O Pai tem um corpo perfeito.
- O Pai possui um corpo separado de Cristo. Unos em propósito, não fisicamente.
- O Filho é semelhante ao Pai em aparência.
- O homem possui um corpo feito à semelhança do corpo do Pai e do Filho.

D&C 130:22 diz: “O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós.”

 _______________

Notas

[1] - Ensinamentos dos presidentes da Igreja, Joseph F. Smith, capítulo 40
“(…) Eu estou no Pai e o Pai em mim; e o Pai e eu somos um”. [3 Néfi 11:27] Não creio que nenhuma pessoa inteligente possa chegar à conclusão de que essas palavras signifiquem que Jesus e Seu Pai são a mesma pessoa, mas, sim, que são um em conhecimento, em verdade, em sabedoria, em entendimento e em propósito; assim como o próprio Senhor Jesus Cristo admoestou Seus discípulos a serem um com Ele e estarem com Ele, para que Ele pudesse estar neles. É nesse sentido que entendo essa expressão e não como algumas pessoas pregam, que Cristo e Seu Pai são a mesma pessoa. Afirmo-lhes que Eles não são a mesma pessoa, mas são duas pessoas, dois corpos, separados e distintos, da mesma forma que qualquer pai e filho.
(itálico acrescido pelo autor)

João 14:7, 9 diz “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai (…). Quem me vê a mim vê o Pai”.

João 5:19 diz: “O Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai”

Hebreus 1:3 diz: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação de nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.”

Élder Christoffel Golden Jr., na conferência de Abril de 2013:
“O Pai e o Filho são seres distintamente separados, mas são perfeitamente unidos e unos em poder e propósito. Sua união não está reservada apenas para Eles. Em vez disso, Eles desejam essa mesma união a todos os que, com devoção, seguem e cumprem Seus mandamentos.”

O Presidente Ezra Taft Benson, com profético entendimento, disse: “Nada vai nos surpreender mais, quando passarmos para o outro lado do véu, do que nos dar conta de que conhecemos nosso Pai Celestial e ver como Seu rosto nos é familiar”. (Ezra Taft Benson, “Jesus Christ—Gifts and Expectations”, Speeches of the Year, 1974, 1975, p. 313; ver também “Jesus Christ—Gifts and Expectations”, Tambuli, maio de 1977, p. 24.)

Moisés 2:27 diz: “E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os.”

Manual da Primária 1: Sou um Filho de Deus, 1994, O Pai Celestial Tem um Corpo:
“Pergunte aos alunos se alguém já lhes disse que elas parecem com seus pais. Mostre a gravura 1–3, Jesus, o Cristo, e explique que Jesus Cristo é o filho do Pai Celestial. As escrituras nos dizem que Jesus se parece com o Pai Celestial. Mostre a Bíblia e explique João 14:9 para as crianças.”
“Parecemo-nos com o Pai Celestial e Jesus
Explique que uma vez que somos filhos espirituais do Pai Celestial, também nos parecemos com Ele. Temos corpos como o Dele. Explique Moisés 2:27 para as crianças. Explique que tendo sido criado à imagem do Pai Celestial significa que parecemos com Ele.”

[2] - "Três personagens glorificados, exaltados e perfeitos formam a Trindade, ou suprema presidência do universo ... Eles são: Deus, o Pai; Deus, o Filho; e Deus, o Espírito Santo … Embora cada Deus na Trindade seja um personagem, separado e distinto um do outro, não obstante Eles são "um Deus" .. . significando que são unidos como uma só pessoa nos atributos de perfeição. Por exemplo, cada um deles tem a plenitude da verdade, conhecimento, caridade, poder, justiça, julgamento, misericórdia e fé. De igual maneira, todos Eles pensam, agem, falam e são iguais em todas as coisas; entretanto, são três seres separados e distintos. Cada um ocupa espaço e só pode estar em um só lugar ao mesmo tempo, mas têm poder e influência que se acha presente em toda parte. " (McConkie, Mormon Doctrine, p. 319.)
Presente no manual do instituto Doutrinas do Evangelho, capítulo 3. (https://www.lds.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/language-materials/32501_por.pdf?lang=por )

[3] - Quando Jesus ministrou ao mundo, tinha a mesma aparência do pai; disse o que o Pai diria e fez o que ele teria feito. Como o Elder Marion G. Romney ensinou:
"Em seu ministério mortal Jesus, sendo, como disse Paulo, 'a expressa imagem da sua (de Deus) pessoa' (Hebreus 1:3) era a verdadeira e completa revelação da pessoa e natureza de Deus. Ele confirmou esse fato a Filipe, quando declarou: '… quem me vê a mim vê o Pai. .. ' (João 14:9.)" (CR, outubro de 1967, pg. 135.)
(Presente no manual do instituto do novo testamento, página 178)

[4] - "Deus criou o homem à Sua própria imagem, e certamente fez a mulher à semelhança de Sua esposa e coadjutora." (Spencer W. Kimball, The Teachings of Spencer W. Kimball, p. 25.)

Presente no manual do instituto Doutrinas do Evangelho, capítulo 3. (https://www.lds.org/bc/content/shared/content/portuguese/pdf/language-materials/32501_por.pdf?lang=por

Postagens mais visitadas deste blog

Uma ponderação sobre a excomunhão de uma Autoridade Geral

Com grande tristeza, por meio do porta-voz da Igreja, Eric Hawkis, soubemos de que James J. Hamula foi excomungado da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Veja a notícia no site oficial da Igreja aqui. James J. Hamula [1] serviu por quase nove anos como uma Autoridade Geral da Igreja, um membro do Quorum dos Setentas. Fazia 28 anos que nenhuma Autoridade Geral era excomungada da Igreja. Certamente a notícia é triste [2], mas ensina lições importantes – que em vez de abalar, podem fortalecer a fé na obra de Deus. Recomendo a leitura deste artigo antes de prosseguir: https://mormonsud.net/voltando-a-igreja/pensamentos-sobre-a-excomunhao/

OS LÍDERES NÃO SÃO PERFEITOS, MAS A OBRA DE DEUS É Fiquei um pouco aborrecido com o sensacionalismo criado em torno da notícia da excomunhão do irmão Hamula. Sei que é algo incomodo, até perturbador. Alguns ficaram preocupados com a imagem da Igreja, outros, mais sensíveis, com a exposição do irmão Hamula e de sua família. Evidentemente n…

Joseph Smith disse ser maior do que Jesus Cristo?

Joseph Smith é o Profeta da Restauração. Quando era apenas um jovem, um anjo lhe disse que seu "nome seria considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas, ou que entre todos os povos se falaria bem e mal de [seu] nome." [1]
Não é de se admirar que falem tão mal sobre o Profeta. Comentando sobre isso, o Elder Neil L. Andersen, do Quorum dos Doze Apóstolos, disse:
“Seria de estranhar o mal que é falado contra ele [Joseph Smith]? Do Apóstolo Paulo foi dito que era louco e delirava. Nosso Amado Salvador, o Filho de Deus, foi rotulado de comilão, beberrão e endemoniado. O Senhor disse a Joseph, quanto a seu destino:
“Os confins da Terra indagarão a respeito de teu nome e tolos zombarão de ti e o inferno se enfurecerá contra ti;
Enquanto os puros de coração e os prudentes (…) e os virtuosos procurarão (…) bênçãos sob tuas mãos constantemente”.
Por que o Senhor permite que o mal seja falado ao mesmo tempo que o bem? Um dos motivos é que a oposição às coisas de Deus …

Nepotismo e o Evangelho de Jesus Cristo

Nepotismo é definido como favorecimento de parentes em cargos de responsabilidade. Uma pessoa que possui determinada posição ou cargo de poder beneficia os que possuem vínculo de parentesco - com um emprego, um cargo, um função, uma posição de destaque ou uma responsabilidade. Trata-se de uma prática ruim, pois geralmente desconsidera o mérito e os talentos para levar em consideração os laços familiares.


O evangelho de Jesus Cristo - que é o Plano de Deus para salvação do homem - ensina que todos os homens são iguais perante Deus (Jó 34:19, Atos 10:34, D&C 38:16 e 26) - irmãos e irmãs - porém, possuem talentos diferentes  (Mateus 25:15) - de modo que podem contribuir no Reino de Deus de maneira diversa (1 Coríntios 12:12-27).

Deus organizou Sua Igreja com diversos cargos para "o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, [para que] todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida …