Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2): Parte F (E disse Deus)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3)


Ensinou o Profeta Joseph Smith: “É pelas palavras (…) [que] todo ser opera quando opera pela fé. Deus disse: ‘Haja luz; e houve luz’. Josué falou, e as grandes luzes que Deus havia criado ficaram paradas. Elias, o profeta, ordenou, e os céus se contiveram pelo espaço de três anos e seis meses, de modo que não choveu. (…) Tudo isso foi feito pela fé. (…) A fé, portanto, opera pelas palavras; e com [palavras] suas obras mais poderosas foram e serão realizadas” [1]

O Livro de Abraão amplia o entendimento a esse respeito: " E os Deuses vigiaram aquelas coisas que eles haviam ordenado, até elas obedecerem."(Abraão 4:18). Portanto, após os "Deuses" ordenarem aos elementos (matéria-prima da Criação) eles obedeceram. Essa ordem foi literalmente um comando vocal.

Deus fala. Ele fala todos os idiomas, pois conhece todas as línguas [2]. Entretanto, possui uma linguagem pura e impoluta - a qual, a partir da Torre de Babel, se perdeu (exceto para nação Jaredita, como teremos oportunidade de explicar ocasionalmente).

O Verbo. Jesus Cristo é chamado de  "A Palavra" ou "O Verbo" (João 1:1). O Elder James E. Talmage explicou: "O Pai participou da obra de Criação através do Filho, que assim se tornou o executivo pelo qual foi efetuada a vontade, mandamento ou palavra do Pai. É absolutamente apropriado, protanto, que o Filho, Jesus Cristo, seja designado pelo Apóstolo João como o Verbo; ou como declarado pelo Pai, a palavra de meu poder (Moisés 1:32)" [3].

O Poder da Palavra. Outros exemplos do poder da palavra de Deus são: (1) uma maldição pela iniquidade ("E eis que, se um homem ocultar um tesouro na terra e o Senhor disser - Amaldiçoado seja, em virtude da iniquidade daquele que o escondeu - eis que será amaldiçoado" - Helamã 12:18) e (2) uma bênção ("Eis que tu és Néfi e eu sou Deus. Eis que te declaro, na presença de meus anjos, que terás poder sobre este povo e ferirás a terra com fome e com pestilência e destruição, segundo a iniquidade deste povo. Eis que te dou poder para que tudo quanto ligares na terra seja ligado no céu e tudo quanto desligares na terra seja desligado no céu; e assim terás poder entre este povo. E assim, se disseres a este templo que se fenda ao meio, será feito. E, se disseres a esta montanha: Desmorona e torna-te plana, assim se fará. E eis que, se disseres que Deus ferirá este povo, assim acontecerá. - Helamã 10:6-10)

"Sim, eis que, pela sua voz, tremem e estremecem as colinas e os montes. E, pelo poder de sua voz, desmoronam-se e tornam-se planos, sim, como um vale. Sim, pelo poder de sua voz treme toda a terra" (Helamã 12:9-11).

A "palavra toda-poderosa" de Deus "pode fazer com que a Terra deixe de existir" (1 Néfi 17:46). Em Salmos 29 aprendemos mais ainda sobre o poder da voz ou da palavra do Senhor: "A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem. A voz do Senhor lança labaredas de fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória!" (Salmos 29:3-9)

A Voz. Entretanto essa voz poderosa não é "uma voz de trovão nem uma voz de ruído tumultuoso, mas eis que [é] uma voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro que penetrava até o âmago da alma" (Helamã 5:30). É também descrita como semelhante a um "ruído de muitas águas" (D&C 101:3; Ezequiel 1:24, 43:2). É uma voz mansa e delicada, porém penetrante como uma espada de dois fios (I Reis 19:12; Apocalipse 2:12)


_________
NOTAS

[1] Lectures on Faith, 1985, pp. 72–73.

[2] Devido sua onisciência e onipotência Deus conhece tudo. Morôni disse que Jesus falou com ele "face a face" - e acrescentou: "me falou com evidente humildade, como um homem fala com outro, em minha própria língua, a respeito destas coisas." (Éter 12:39)

[3] TALMAGE, James E., "Jesus, o Cristo", pg. 33

Postagens mais visitadas deste blog

Uma ponderação sobre a excomunhão de uma Autoridade Geral

Com grande tristeza, por meio do porta-voz da Igreja, Eric Hawkis, soubemos de que James J. Hamula foi excomungado da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Veja a notícia no site oficial da Igreja aqui. James J. Hamula [1] serviu por quase nove anos como uma Autoridade Geral da Igreja, um membro do Quorum dos Setentas. Fazia 28 anos que nenhuma Autoridade Geral era excomungada da Igreja. Certamente a notícia é triste [2], mas ensina lições importantes – que em vez de abalar, podem fortalecer a fé na obra de Deus. Recomendo a leitura deste artigo antes de prosseguir: https://mormonsud.net/voltando-a-igreja/pensamentos-sobre-a-excomunhao/

OS LÍDERES NÃO SÃO PERFEITOS, MAS A OBRA DE DEUS É Fiquei um pouco aborrecido com o sensacionalismo criado em torno da notícia da excomunhão do irmão Hamula. Sei que é algo incomodo, até perturbador. Alguns ficaram preocupados com a imagem da Igreja, outros, mais sensíveis, com a exposição do irmão Hamula e de sua família. Evidentemente n…

Joseph Smith disse ser maior do que Jesus Cristo?

Joseph Smith é o Profeta da Restauração. Quando era apenas um jovem, um anjo lhe disse que seu "nome seria considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas, ou que entre todos os povos se falaria bem e mal de [seu] nome." [1]
Não é de se admirar que falem tão mal sobre o Profeta. Comentando sobre isso, o Elder Neil L. Andersen, do Quorum dos Doze Apóstolos, disse:
“Seria de estranhar o mal que é falado contra ele [Joseph Smith]? Do Apóstolo Paulo foi dito que era louco e delirava. Nosso Amado Salvador, o Filho de Deus, foi rotulado de comilão, beberrão e endemoniado. O Senhor disse a Joseph, quanto a seu destino:
“Os confins da Terra indagarão a respeito de teu nome e tolos zombarão de ti e o inferno se enfurecerá contra ti;
Enquanto os puros de coração e os prudentes (…) e os virtuosos procurarão (…) bênçãos sob tuas mãos constantemente”.
Por que o Senhor permite que o mal seja falado ao mesmo tempo que o bem? Um dos motivos é que a oposição às coisas de Deus …

Nepotismo e o Evangelho de Jesus Cristo

Nepotismo é definido como favorecimento de parentes em cargos de responsabilidade. Uma pessoa que possui determinada posição ou cargo de poder beneficia os que possuem vínculo de parentesco - com um emprego, um cargo, um função, uma posição de destaque ou uma responsabilidade. Trata-se de uma prática ruim, pois geralmente desconsidera o mérito e os talentos para levar em consideração os laços familiares.


O evangelho de Jesus Cristo - que é o Plano de Deus para salvação do homem - ensina que todos os homens são iguais perante Deus (Jó 34:19, Atos 10:34, D&C 38:16 e 26) - irmãos e irmãs - porém, possuem talentos diferentes  (Mateus 25:15) - de modo que podem contribuir no Reino de Deus de maneira diversa (1 Coríntios 12:12-27).

Deus organizou Sua Igreja com diversos cargos para "o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, [para que] todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida …