Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2) - parte K (Façamos)

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou. (Gênesis 1:26-27)

Façamos. Essa passagem de escritura revela que, pelo menos na criação do homem Deus não estava sozinho, afinal o concordância traz propositalmente "façamos" e "nossa". Sobre isso, as passagens da Pérola de Grande Valor nos ajudam no entendimento: 

"E eu, Deus, disse ao meu Unigênito, que estava comigo desde o princípio: Façamos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e assim foi. E eu, Deus, disse: Que eles tenham domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre toda coisa rastejante que rasteja sobre a Terra. E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os." (Moisés 2:26-27, itálicos adicionados)

"E os Deuses aconselharam-se entre si e disseram: Desçamos e formemos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e dar-lhe-emos domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar e sobre o gado e sobre toda a Terra e sobre todas as coisas que rastejam sobre a Terra. Então os Deuses desceram para organizar o homem a sua própria imagem, para formá-lo à imagem dos Deuses, para formá-los, homem e mulher." (Abraão 3:26-27, itálicos adicionados)

"Sabemos que Jeová-Cristo, auxiliado por "muitos nobres e grandes" (Abraão 3:22), dentre os quais Miguel é apenas um exemplo, realmente criou a Terra e todas as formas de vida vegetal e animal que existem em sua superfície. Porém, quando chegou o momento de colocar o homem neste planeta, houve uma substituição de Criadores . Isto é, o próprio Pai se envolveu pessoalmente. Todas as coisas foram criadas pelo Filho, usando o poder delegado pelo Pai, exceto o homem. Tanto no espírito como na carne, o homem foi criado pelo Pai . Não houve delegação de poder no que concerne à criação do homem." (Bruce R. McConkie, The Promised Messiah, p. 62)


Semelhança de Deus. Novamente, graças as escrituras da Pérola de Grande Valor, aprendemos que ele criou "o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os" (Moisés 2:27, itálicos adicionados). "Então os Deuses desceram para organizar o homem a sua própria imagem, para formá-lo à imagem dos Deuses" (Abraão 3:26-27, itálicos adicionados).

E também: "E esse era o livro das gerações de Adão e dizia: No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. À imagem de seu próprio corpo, homem e mulher,criou-os; e abençoou-os e chamou seu nome Adão, no dia em que foram criados e se tornaram almas viventes na terra, sobre o escabelo de Deus" (Moisés 6:8-9)

O Elder L. Grand Richards disse: "A simples história relatada pelo profeta Joseph Smith, e sua entrevista com Pai e Filho, torna fácil compreender os ensinamentos da Bíblia quanto a este importante assunto [da Personalidade do Pai e do Filho]. (...)
Têm sido feitas tentativas para explicar que essa criação foi feita somente a imagem espiritual e semelhança de Deus, mas após ler a simples palavras de Joseph Smith [em sua teofania, conhecida como Primeira Visão] pergunta-se como um historiador poderia ter feito uma declaração mais clara e compreensível sobre o que é efetivamente aconteceu na criação do homem, especialmente ao se ler: "E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete" (Gênesis 5:3)
Joseph Smith verificou que era feito tão literalmente à imagem e semelhança de Deus e Jesus Cristo, como Sete era a imagem e semelhança de seu pai Adão." (Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, pg. 15)

O Presidente Brigham Young declarou: "O homem foi criado à imagem de seu Criador (...) do qual é a exata semelhança, tendo , como ele, olhos, testa, sobrancelhas , nariz, faces, boca, queixo e orelhas, exatamente como nosso Pai Celestial." (Citado por Ludlow, em Latter-day Prophets Speak, pg. 278)

Embora o Presidente Young s e referisse a o homem, esse termo se aplica também à mulher. Os profetas modernos pronunciaram-se a respeito da existência de uma mãe celestial. A Primeira Presidência (Joseph F. Smith , John R. Winder e Anthon H. Lund) confirmaram esta doutrina
em 1908 , com as seguintes palavras: "Todos os homens e mulheres são à semelhança do Pai e Mãe universal, e são literalmente filhos e filhas da Deidade." (Citado por Clark, Messages of the First Presidency, Vol . 4, pg. 203).

O Elder Joseph Fielding Smith , após citar Gênesis 1 :26-27, declarou também: "Não é incorreto crer que os espíritos femininos foram criados à imagem de uma 'Mãe Celestial'." (Answers to Gospel Questions, Vol. 3 , pg. 144)

Domínio. Deus deu ao homem e a mulher domínio sobre a Terra.

"O Élder Joseph Fielding Smith, quando era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu que ter “domínio” significa ter responsabilidade. (Ver The Way to Perfection, 6ª ed., 1946, p. 221.) Ter domínio sobre todas as coisas vivas é uma responsabilidade sagrada que não deve ser exercida de maneira inadequada. (Ver D&C 49:19–21; 59:17–20; 104:13–18; 121:39–46.)" (Manual do Aluno do Curso da Pérola de Grande Valor, pg. 8)

O Élder Sterling W. Sill, quando era assistente do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Uma das mensagens mais inspiradoras de todas as sagradas escrituras é a história do sexto dia da criação, quando Deus fez o homem à Sua própria imagem. Ele também lhe concedeu uma série de Seus próprios atributos. Então, como o ponto culminante da criação, Deus deu ao homem domínio sobre todas as outras coisas da Terra, inclusive sobre si próprio. O dicionário define “domínio” como controle ou poder de governar. A parte mais importante do domínio dado ao homem é o autodomínio”. (Conference Report, outubro de 1963, pg. 77–78.)

Mas esse termo "domínio" pode significar mais do que responsabilidade e controle sobre a Terra e demais criações. Aprendemos na Perola de Grande Valor que Adão recebeu o Sacerdócio, que é o poder e Autoridade de Deus (Moisés 6:67).

"O Sacerdócio foi dado primeiramente a Adão; a ele se deu a Primeira Presidência, e teve as suas chaves de geração em geração . Recebeu-o no início , antes de ser formado o mundo, como está registrado em Gênesis 1:26-28 . Foi-lhe dado domínio sobre todo ser vivente . Ele é Miguel, o Arcanjo , de quem se fala nas Escrituras." (Smith , Ensinamentos, pg. 153).

Postagens mais visitadas deste blog

Uma ponderação sobre a excomunhão de uma Autoridade Geral

Com grande tristeza, por meio do porta-voz da Igreja, Eric Hawkis, soubemos de que James J. Hamula foi excomungado da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Veja a notícia no site oficial da Igreja aqui. James J. Hamula [1] serviu por quase nove anos como uma Autoridade Geral da Igreja, um membro do Quorum dos Setentas. Fazia 28 anos que nenhuma Autoridade Geral era excomungada da Igreja. Certamente a notícia é triste [2], mas ensina lições importantes – que em vez de abalar, podem fortalecer a fé na obra de Deus. Recomendo a leitura deste artigo antes de prosseguir: https://mormonsud.net/voltando-a-igreja/pensamentos-sobre-a-excomunhao/

OS LÍDERES NÃO SÃO PERFEITOS, MAS A OBRA DE DEUS É Fiquei um pouco aborrecido com o sensacionalismo criado em torno da notícia da excomunhão do irmão Hamula. Sei que é algo incomodo, até perturbador. Alguns ficaram preocupados com a imagem da Igreja, outros, mais sensíveis, com a exposição do irmão Hamula e de sua família. Evidentemente n…

Joseph Smith disse ser maior do que Jesus Cristo?

Joseph Smith é o Profeta da Restauração. Quando era apenas um jovem, um anjo lhe disse que seu "nome seria considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas, ou que entre todos os povos se falaria bem e mal de [seu] nome." [1]
Não é de se admirar que falem tão mal sobre o Profeta. Comentando sobre isso, o Elder Neil L. Andersen, do Quorum dos Doze Apóstolos, disse:
“Seria de estranhar o mal que é falado contra ele [Joseph Smith]? Do Apóstolo Paulo foi dito que era louco e delirava. Nosso Amado Salvador, o Filho de Deus, foi rotulado de comilão, beberrão e endemoniado. O Senhor disse a Joseph, quanto a seu destino:
“Os confins da Terra indagarão a respeito de teu nome e tolos zombarão de ti e o inferno se enfurecerá contra ti;
Enquanto os puros de coração e os prudentes (…) e os virtuosos procurarão (…) bênçãos sob tuas mãos constantemente”.
Por que o Senhor permite que o mal seja falado ao mesmo tempo que o bem? Um dos motivos é que a oposição às coisas de Deus …

Nepotismo e o Evangelho de Jesus Cristo

Nepotismo é definido como favorecimento de parentes em cargos de responsabilidade. Uma pessoa que possui determinada posição ou cargo de poder beneficia os que possuem vínculo de parentesco - com um emprego, um cargo, um função, uma posição de destaque ou uma responsabilidade. Trata-se de uma prática ruim, pois geralmente desconsidera o mérito e os talentos para levar em consideração os laços familiares.


O evangelho de Jesus Cristo - que é o Plano de Deus para salvação do homem - ensina que todos os homens são iguais perante Deus (Jó 34:19, Atos 10:34, D&C 38:16 e 26) - irmãos e irmãs - porém, possuem talentos diferentes  (Mateus 25:15) - de modo que podem contribuir no Reino de Deus de maneira diversa (1 Coríntios 12:12-27).

Deus organizou Sua Igreja com diversos cargos para "o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, [para que] todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida …